Quais são os tipos de tecnologias para escola?
Hoje em dia, a maioria das instituições de ensino utilizam a internet em sua rotina operacional e didática.
Contudo, existem diversas ferramentas que servem não apenas para estimular o aprendizado do aluno, como também melhorar a gestão da escola e a facilitar as tarefas dos professores.
Nesse artigo, explicamos a importância de investir em tecnologia e apresentamos diversos tipos de ferramentas para sua escola investir! Continue a leitura…
Qual é a importância de investir em vários tipos de tecnologias para escola?
A tecnologia faz parte do dia a dia de milhares de brasileiros, em especial das crianças e adolescentes dessa geração, que praticamente nasceram rodeadas de sistemas por todo lado.
Segundo uma pesquisa da TIC Kids Online Brasil 2019, 89% das crianças e dos adolescentes brasileiros são usuários de Internet.
Desse modo, como um ambiente onde os jovens passam boa parte do tempo pode não ter nenhum tipo de tecnologia?
Além disso, independente de qual seja o lugar, a função primordial da tecnologia é facilitar a vida do usuário.
E é assim na educação também!
Com o uso correto, ela serve para facilitar o aprendizado do aluno, o controle dos pais, a didática dos professores e a vida de todos ao seu redor.
Vantagens dos tipos de tecnologias para escola
- Aumento no engajamento do aluno: as ferramentas tecnológicas ajudam a tornar o aprendizado mais dinâmico e, como resultado, estimula mais os estudos dos alunos.
- Diferencial competitivo para escola: pode ser justamente o investimento em tecnologia e infraestrutura que vai fazer a diferença na hora do pai escolher sua instituição de ensino ou a do concorrente.
- Melhora na qualidade de ensino: com mais recursos, os professores têm mais ferramentas para melhorarem seu ensino.
- Economia: é possível reduzir diversos gastos e otimizar processos da escola.
- Acessibilidade: além de permitir o acesso em qualquer hora ou lugar, os diferentes tipos de tecnologias para escolas oferecem mais acessibilidade aos alunos com deficiência.
Tipos de tecnologias para escola
Atualmente, existem diversas maneiras de tornar a instituição de ensino mais tecnológica e, considerando sua evolução rápida, toda hora pode surgir uma nova. Por isso, é importante acompanhar as principais tendências para a escola!
Conheça as principais:
Lousa digital
É uma solução tecnológica para utilizar o espaço do quadro de forma mais dinâmica e interativa.
Se você for dos tempos do tradicional quadro negro (aquele que o professor utilizava giz), vai lembrar que ele evoluiu para lousa branca em que o professor escrevia com um piloto. Agora, a lousa digital é como se fosse uma nova evolução do quadro branco.
Ela combina a lousa branca comum com um projetor equipado que, por sua vez, possui um software de toque. Desse modo, o quadro se transforma em uma grande tela de computador e o professor pode controlar todo conteúdo com uma caneta digital sem a necessidade de teclado ou mouse.
É interessante por permitir que o docente vá além do ensino tradicional e traga vídeos, documentários, imagens e muito mais para os estudantes.
Agenda digital
Você também lembra daquela agendinha para anotar atividades? Então, ela também ganhou uma versão tecnológica: a agenda digital.
Contudo, esse é um dos tipos de tecnologias para escolas que oferece muito mais vantagem não apenas para os alunos, que acessam seu cronograma de atividades quando quiserem, mas também para os pais, professores e a própria instituição de ensino.
É uma ferramenta com múltiplas funções:
- envia avisos;
- analisa dados de acesso e atividades;
- cadastra alunos;
- gera cronogramas de atividades;
- lança notas, faltas, atrasos e ocorrências dos alunos;
- analisa dados de atividades executadas;
- muito mais!
Em agendas, como a EducareBox, é possível otimizar a gestão da sua instituição de ensino.
Tablets
Em Novo Hamburgo, os alunos das escolas municipais receberam 2,3 mil tablets em 2022. Gradualmente, esses dispositivos estão substituindo os cadernos e fazendo mais parte da vida estudantil.
Com uma caneta digital, é possível escrever no aparelho assim como uma folha normal, além de ter mais recursos, como marcação, copiar e colar, entre outros. Ao invés do estudante copiar tudo o que o professor fala ou escreve no quadro, ele pode ter o material no tablet e apenas prestar a atenção na aula.
Além disso, o tablet também permite que o aluno acesse bibliotecas, faça pesquisas, veja vídeo-aulas e muito mais!
Outro aparelho bem popular também é o notebook.
Gamificação
Na 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), a pesquisa mostrou que 3 em cada 4 brasileiros jogam jogos eletrônicos — e, claro, muitos deles são jovens.
Embora possa parecer apenas entretenimento, os jogos é um dos tipos de tecnologias para escola que podem servir para estimular o aprendizado do aluno de maneira mais divertida e interativa.
E é aqui que entra a gamificação. Trata-se de uma forma de utilizar elementos comuns dos jogos em outros propósitos, como aprender o conteúdo de uma disciplina.
Entre os elementos dos jogos, podemos citar: recompensa, desafios, avatar, ranking, entre outros. Desse modo, sua instituição pode utilizar desses componentes para desenvolver um jogo divertido, mas, ao mesmo tempo, educativo — veja, por exemplo, o Perguntados.
Biblioteca digital
É um acervo de livros disponibilizado digitalmente para os estudantes.
Esse é um dos tipos de tecnologias para escola que fornece mais acesso à livros e materiais pedagógicos aos alunos e oferece diversas vantagens, como:
- não ocupar espaço físico;
- pode abrigar uma quantidade muito maior de livros;
- não tem limitação de empréstimo;
- não corre o risco de danificar as obras;
- pode acessar quando e onde quiser.
Desse modo, com a biblioteca digital, você consegue estimular a leitura dos discentes, além de não precisar se preocupar com manutenções.
Conheça a agenda virtual da Educare
A agenda virtual da Educare é uma tecnologia completa para melhorar a organização e dedicação dos alunos.
Ela oferece diversas vantagens para facilitar a vida de todo mundo na instituição, como:
- aumentar a satisfação dos pais, que recebem mais informações e de maneira mais rápida;
- otimizar o tempo dos professores;
- gerar dados para coordenadores e direção;
- melhorar a organização dos estudantes;
- muito mais.
Leve essa ferramenta para sua instituição de ensino. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre como funciona.
Leia também:
- Pedagogia no TikTok: como utilizar a plataforma em sala de aula ou na educação
- 8 principais tendências na educação infantil
- Secretaria escolar digital: o diferencial que sua escola procura