As tendências na educação infantil são peças-chave para otimizar o ensino das crianças e aumentar o interesse dos pequenos na educação.
Com novas metodologias, ideias e ferramentas, esse conjunto de mudanças é capaz de proporcionar excelentes resultados a todos — alunos, professores, instituições e pais.
Reunimos nesse conteúdo as principais tendências pedagógicas na educação infantil, que estão sendo adotadas por escolas de alta qualidade no Brasil e no mundo.
Aproveite a leitura!
Importância das tendências na educação infantil
As transformações proporcionam mudanças bastante positivas, tanto que a maioria assume o formato de tendência — sendo aplicado por várias pessoas.
Na educação infantil, essas transformações são capazes de não somente otimizar a forma de ensino, como também aumentar o interesse e foco das crianças sobre os assuntos ensinados por seus professores.
As tendências também são capazes de apresentar às escolas e pais formatos diferentes de educação, que ajudem as crianças a desenvolverem desde cedo habilidades, pensamentos críticos e a exercer seu papel de cidadão.
Sem falar nas transformações inclusivas, capazes de atender a um público que antes estudava separado dos demais.
Essa inclusão desde a infância ajuda a aumentar o sentimento de igualdade e reduzir ideias preconceituosas da mente das crianças.
Enfim, as tendências na educação infantil agregam bastante valor à educação dos pequenos e às instituições que as implementam, aumentando também o interesse dos pais e responsáveis por essas escolas.
Quais são as tendências na educação infantil?
Implementar as tendências na educação infantil apenas proporcionam à sua instituição de ensino benefícios e maior interesse dos pais — os quais desejam que seus filhos aproveitem todas essas vantagens.
Por isso, reunimos abaixo as 8 principais tendências pedagógicas na educação infantil que sua escola deve aplicar:
Metodologias alternativas
Após uma rápida análise histórica, percebemos que os interesses e objetivos da educação para os pequenos transformou-se com o passar do tempo, sobretudo após as declarações dos direitos das crianças.
Para acompanhar a mudança desses interesses, as metodologias aplicadas nas escolas também foram mudando ao longo dos anos, adaptando-se ao novo público que surgia a cada geração.
Após dois anos de pandemia, que alteraram completamente os métodos de ensino utilizados nas escolas, uma das tendências do ensino infantil são as metodologias alternativas.
Essa ideia foi fundamental para ajudar os professores e pais a manterem o foco dos estudantes durante as aulas, evitando que o nível do ensino caísse ainda mais.
As metodologias alternativas consistem na aplicação de vários formatos de aprendizagem, como forma de estimular mais de uma área de interesse da criança.
Alguns exemplos são:
- Aprendizagem baseada em projetos;
- Sala de aula invertida;
- Aprendizagem baseada em problemas.
Gamificação
Não tem jeito: criança gosta de brincar!
E os jogos são ferramentas excelentes para combinar a aprendizagem com esse interesse dos pequenos, garantindo uma aula extremamente produtiva e com alta participação;
Busque por modelos de jogos adequados para cada idade, dando preferência aos favoritos dos pequenos — os professores podem adaptar as regras e conteúdos para o assunto ensinado.
E claro: não esqueça das recompensas! Desafios e premiações aumentam o engajamento nas atividades e ajudam a diminuir a perda de interesse durante o jogo.
Inclusive, a gamificação é uma das metodologias alternativas que podem ser aplicadas pelos professores da sua escola!
Plataformas de e-learning
O ensino à distância e as plataformas de e-learning já eram bastante explorados pelo ensino superior e que ficaram populares durante a pandemia da Covid-19.
Contudo, uma das tendências na educação infantil é que esse formato também seja implementado para os pequenos.
O e-learning consiste no uso de plataformas digitais, nas quais os professores podem publicar conteúdos, vídeos, exercícios, jogos e realizar transmissões ao vivo.
Outro excelente recurso dessas plataformas é que os alunos, pais e professores podem acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, através dos conteúdos consumidos e atividades realizadas.
Com essa ferramenta, será possível aumentar o engajamento do aluno com o ensino, aproximar pais e professores e facilitar o acesso aos materiais!
Aulas externas
A pandemia também afastou as crianças das salas de aulas, tornando esse ambiente estranho e desconfortável para elas.
Uma maneira encontrada pelas escolas para reduzir esse estranhamento e tornar as aulas mais agradáveis foi levar o ensino para ambientes externos.
Assim, as aulas podem ser ministradas tanto em locais na própria escola — como a quadra ou uma área verde — como também em ambientes externos, como parques e museus.
Contudo, é fundamental escolher assuntos mais leves para esses momentos e ambientes com poucos fatores de dispersão.
Por exemplo, não leve os pequenos para o parquinho ou retire todas as bolas da quadra antes de iniciar a aula.
Ensino de habilidades
As habilidades práticas, além da teoria, também são fundamentais para o desenvolvimento profissional das crianças.
Por isso, algumas escolas estão buscando aplicar essa tendência teórica e metodológica na educação infantil, compartilhando com as crianças conhecimentos mais práticos e ajudando-as a desenvolver soft skills desde cedo.
Habilidades como liderança, raciocínio lógico e comunicação são repassadas pelos professores aos pequenos através de exercícios, trabalhos em grupos e demais atividades.
Inclusão, humanização e acolhimento
A inclusão das crianças e a humanização do ensino é uma das mais importantes tendências na educação infantil, uma vez que beneficia todas as crianças.
Afinal, essa interação desde a infância ajuda no desenvolvimento das crianças especiais, como também aumenta o sentimento de igualdade e acolhimento entre os demais pequenos — criando a ideia de que todos somos iguais.
Para proporcionar esse ambiente, cabe à escola e aos professores humanizarem o ensino e atendimento, realizando também o acolhimento das crianças e dos seus familiares.
Ou seja, as instituições estão tendendo a criar um ambiente mais acolhedor e familiar, adaptando suas estruturas e metodologias de modo a atender a todos os públicos.
Personalização do ensino
Cada estudante aprende de maneira diferente, possuindo mais facilidade em determinados temas e metodologias. Devido ao maior cuidado com essa característica dos alunos, uma das tendências do ensino infantil é a personalização da aprendizagem.
A personalização do ensino infantil pode ser feita de inúmeras formas:
- Avaliações diferentes;
- Ritmo de aprendizagem personalizado;
- Atividades diferentes.
A tendência, inclusive, é que essa personalização do ensino infantil evolua ao ponto de os alunos escolherem os métodos que mais gostam — com o apoio dos pais e professores.
O objetivo dessa estratégia é não apenas otimizar e incentivar o aprendizado, como também colocar o estudante como protagonista da sua educação, desde a infância.
Uso de tecnologias
Por fim, uma das maiores tendências do ensino infantil é o uso ainda maior das tecnologias nas salas, proporcionando aulas mais imersivas e dinâmicas aos alunos.
Além das plataformas de e-learning, as inovações tecnológicas também farão parte da rotina de aprendizagem dos pequenos.
Por exemplo, a escola pode combinar a tendência da gamificação com a tecnologia, utilizando jogos virtuais ou eletrônicos, como o Karrot.
E claro: essas tecnologias devem estar presentes na administração da sua escola, otimizando a organização do setor e melhorando a qualidade de atendimento aos pais.
EducareBox: conheça essa tendência para educação!
A EducareBox é uma agenda digital, capaz de promover a comunicação entre a escola, pais e alunos. Com essa ferramenta, todos terão acesso às informações pedagógicas do estudante, podendo acompanhar seu desenvolvimento.
Além disso, os coordenadores e professores poderão realizar análises de áreas de dificuldade de alunos, progressão de notas e presenças — otimizando ainda mais a educação dos estudantes.
Por isso, a EducareBox é uma das melhores tendências na educação infantil, que sua escola precisa investir.
Entre em contato conosco para saber mais informações! Estamos te esperando.