Você já pensou em utilizar o Tik Tok na pedagogia e trazer a plataforma para sua sala de aula?
O aplicativo virou um sucesso no mundo todo — e particularmente com o público jovem. Com uma proposta diferente, ele permite a publicação de vídeos curtos e engajamento entre os usuários.
À primeira vista, não parece tão interessante utilizar o Tik Tok na educação, mas com apenas um pouco de criatividade, você percebe o quanto a plataforma pode auxiliar no aprendizado dos alunos.
Nesse artigo, você vai entender melhor como utilizar o aplicativo na sua sala de aula! Continue lendo…
O fenômeno do Tik Tok entre os jovens
Em 2021, o Tik Tok foi o aplicativo mais baixado do mundo e ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários. Em média, o público gasta 46 minutos por dia envolvidos com os vídeos da plataforma.
E como funciona? É bem simples: é uma rede social de vídeos curtos. São vídeos de todos os tipos: dancinha, humor, comida, história… Enfim, depende do gosto pessoal do usuário. Ele tem um algoritmo bem inteligente, de modo que quanto mais você interage com um estilo de vídeo, mais ele recomenda conteúdos semelhantes.
Embora tenha despertado o interesse de todos os públicos, o Tik Tok fez bastante sucesso mesmo com os jovens. Não é à toa que a nova geração recebeu o apelido de “Geração TikTok”.
Segundo dados da plataforma, 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos. O sucesso entre o público se deve a diversos fatores, mas, sem dúvidas, o dinamismo e a rapidez do conteúdo são alguns deles.
Vantagens x desvantagens de utilizar o TikTok na pedagogia
Finalmente, será que vale a pena utilizar o TikTok — que é uma rede de entretenimento — como uma ferramenta educativa? Confira as vantagens e desvantagens:
Vantagens
Se você ensina para o público jovem, sabe que nenhuma turma é igual. Quem ensinou, por exemplo, para um grupo de alunos em 2005, sem dúvidas, sente alguma diferença em ensinar em 2022.
Com a tecnologia, tudo muda rapidamente, então, é sempre importante estar atualizado às novas tendências do mercado, principalmente entre os jovens.
Por ser a rede social predominante entre esse público, utilizar a pedagogia do TikTok pode ser uma boa forma de se aproximar mais da realidade dos alunos e entender o que essa faixa etária está gostando para adaptar sua metodologia de ensino.
Além disso, a plataforma pode servir para deixar o aprendizado mais dinâmico, divertido e diferente — basta ter um pouco de criatividade.
Desvantagens
Em contrapartida, existem alguns desafios para utilizar o Tik Tok na educação.
A principal delas é a exposição e privacidade não apenas dos alunos, como também sua e da instituição de ensino, então, é essencial entender os limites e divulgar vídeos com cuidado.
Além disso, tem o problema de estimular ainda mais a exposição às telas, que podem ser prejudiciais ao desempenho do aluno.
Como utilizar o Tik Tok na sua sala de aula
Mesmo com suas desvantagens, você pode ter diversos benefícios se utilizar a plataforma da forma certa. Confira algumas formas de utilizar o Tik Tok na educação:
Tire ideias de atividades com as trends do Tik Tok
Dentro do Tik Tok, tem as famosas trends — tendências — dentro do aplicativo. Essas tendências são tipos de vídeos que estão viralizando na rede e os usuários estão reproduzindo bastante. Existem diversas em vários formatos: challenge, dancinhas, memes…
No meio dessas tendências, você pode tirar várias ideias de dinâmicas divertidas para sala de aula. Por exemplo, uma trend bem famosa do TikTok é a “#PERGUNTASERESPOSTAS” e consiste no seguinte:
- A pessoa segura um balão ou bexiga com água em cima da cabeça da outra;
- Quem está segurando pergunta faz uma pergunta de conhecimentos gerais;
- O outro precisa responder à pergunta em tempo curto;
- Se acertar, é a vez de outra pessoa. Se errar, o balão é estourado em cima da cabeça da pessoa.
Nesse caso, você poderia adaptar essa trend para a sala de aula com assuntos da disciplina. Sem dúvidas, os alunos se divertiram bastante!
Crie mini-aulas de pedagogia no Tik Tok
Sabe aqueles assuntos curtos ou macetes rápidos sobre um conteúdo? Você pode utilizar os vídeos rápidos do Tik Tok para ensinar aos seus alunos.
Essa seria uma maneira divertida de aplicar a pedagogia do TikTok. Seria preciso apenas um pouco de criatividade — o bom é que existem diversos conteúdos para você se inspirar na plataforma e reproduzir.
Inclusive, nem é preciso necessariamente aparecer. Você pode filmar o papel, utilizar o post-its, fazer montagem de vídeos… O que não falta são opções.
Utilize vídeos virais para explicar algum assunto
Em 2021, o Vini Patrick publicou um vídeo em que é mordido enquanto segura uma cobra venenosa e viralizou na rede. Atualmente, o conteúdo está com mais de 17.3 milhões de visualizações.
Se você é um professor de biologia e está ensinando sobre répteis, por exemplo, esse vídeo pode servir de exemplo para explicar as características da espécie.
Nesse caso, procure conteúdos virais relacionados ao seu assunto na sala de aula. Basta pesquisar dentro # por palavras relacionada e aparecem milhares de resultados. Essa é uma excelente maneira de utilizar o Tik Tok na educação.
Faça projetos diferentes com a plataforma
Que tal sugerir um projeto dentro da plataforma?
Você pode pedir para os alunos gravarem alguma experiência curta ou resumir o conteúdo em 1 minuto… Basta utilizar um pouco a criatividade e vários projetos interessantes podem sair.
Lembrando que é preciso verificar com a escola e os pais em relação à questão de exposição e privacidade.
Documente o processo de aprendizagem
Essa é forma de utilizar a pedagogia no Tik Tok de maneira mais motivacional.
Quando o aluno começa a aprender alguma coisa, às vezes, desanima por não ver o progresso de seus resultados. Ao filmar o processo de aprendizado, você pode incentivar a turma toda a se empenhar em estudar.
Por exemplo, se você é um professor de artes, pode filmar o progresso dos alunos com os desenhos. Se é professor de alfabetização, pode gravar o avanço da leitura dos alunos. Enfim, pode ser bem interessante para o aprendizado.
Assim como no ponto anterior, verifique a questão da privacidade e exposição dos alunos.
Conscientize os alunos sobre o uso
Segundo uma pesquisa da TIC Kids Online Brasil de 2019, 89% das crianças e dos adolescentes são usuários de Internet, ou seja, é bem provável que seu aluno tenha acesso à rede — e conheça o Tik Tok.
Nesse caso, você pode utilizar a plataforma para conscientizar o uso, explicando os malefícios de ficar na plataforma, como: o risco de vício, exposição, entre outros.
Pedagogia no Tik Tok: 7 perfis educativos que você precisa conhecer
Se você decidiu utilizar o Tik Tok na sala de aula, saiba que não é o primeiro! Diversos professores estão utilizando a plataforma para transmitir conhecimento. Confira alguns perfis e inspire-se:
- Elza Lacerda: ensina inglês de forma divertida e dinâmica.
- Sandro Cúrio: disponibiliza pequenas aulas curtas sobre matemática.
- Rafael Irigoyen: fala sobre física, trazendo curiosidades interessantes.
- Samuel Cunha: libera pequenos conteúdos sobre biologia.
- Simone Porfiria: professora de português muito didática.
- Química Integral: ensina a matéria de maneira mais divertida.
- Débora Aladim: traz conteúdos dinâmicos sobre história.
E então? Como você vai utilizar o Tik Tok na pedagogia? Aposte em um pouco de criatividade e o aprendizado dos seus alunos pode ficar muito mais dinâmico e interessante com a plataforma!