Escolher uma escola para os filhos é uma tarefa que exige dos pais atenção e cuidado. É uma decisão de grande impacto para o futuro das crianças e adolescentes. Mas afinal que fatores os pais valorizam na hora da matrícula dos filhos?
Fomos em busca de respostas para essa pergunta e selecionamos 5 tópicos principais.
Fatores que os pais valorizam: se informar
Buscar informações sobre uma escola é uma tarefa bem mais fácil hoje em dia, afinal, a tecnologia é uma boa aliada para isso. Os pais podem recorrer ao site da escola, redes sociais e até a matérias que tenham sido veiculadas sobre a escola. Não é difícil saber o máximo possível sobre o local pesquisando na internet.
Porém, um fator atemporal é ainda muito poderoso: a indicação, o boca a boca.
Conversar com outros pais, amigos e familiares sobre a escola é uma forma muito forte de ter segurança na decisão a ser tomada. Saber a opinião de alguém em quem confie pode ser decisivo para realizar ou não a matrícula dos filhos em uma escola.
Traduzindo: construa bons relacionamentos
Se a indicação é um dos fatores que os pais valorizam na hora da matrícula, a escola não deve ignorar isso. É fundamental construir bons relacionamento com pais, alunos e a comunidade escolar em geral.
Ter diálogo e atenção às demandas, necessidades e particularidades desses agentes fará toda a diferença. Assim será possível construir uma relação de interesse real e de proximidade com eles. E o resultado será uma percepção mais positiva sobre sua escola.
Mas o que mais?
1 – “Me fale do seu projeto de educação”
Se a educação dos filhos terá um custo esse custo precisa gerar retorno. Um projeto de educação claro, amplo e convincente é fundamental. Defina e compartilhe com muita clareza as crenças e valores que nortearão a educação na escola, com metas muito bem definidas.
Existem dados que validem esse projeto de educação? Apresente-os, mostre aos pais o porquê de a escola seguir esse modelo e convença-os pela qualidade e valor das ações.
Isso valorizará o projeto, demonstrando o quão impactantes elas serão na educação e na vida dos seus filhos.
2 – “Como é o ambiente escolar?”
Ver o ambiente, as salas, as áreas de esporte, de socialização, enfim, ver o espaço físico é sempre bom. Saber onde seus filhos ficarão horas e horas do dia é sim um dos fatores que os pais valorizam na hora da matrícula. É seguro? Bem distribuído? Lúdico? Aparenta ser um local digno para a educação de crianças e jovens?
Essa questão é de grande importância para muitos pais que se interessam por conhecer as dependências da escola. Lembre que conforto e segurança para aproveitar ao máximo o ensino é essencial.
3 – A localização é um dos fatores que os pais valorizam na hora da matrícula
É muito comum que os pais optem por uma escola que seja próxima de suas casas. Isso reduz o esforço e o tempo de ir e vir, levando e buscando os filhos, ou dos próprios filhos no transporte escolar.
Mas ainda que a escola seja um pouco mais distante da residência do aluno, ela está bem localizada? É em uma região de acesso rápido e fácil? E acima de tudo é em uma região segura?
Não tenha dúvida de que esse é um dos fatores que os pais valorizam na hora da matrícula. Um dos mais importantes! Portanto, dê atenção à localização da sua escola.
4 – Renome: “quero a melhor escola para o meu filho!”
Ter os filhos em uma escola bem conceituada, de renome, não é apenas importante para os alunos, mas é também sinônimo de status. Sinal de reconhecimento e preocupação dos pais ao proporcionarem o que consideram ser o melhor para seus filhos.
Todos os fatores que listamos até agora geram grande impacto na construção, consolidação ou manutenção do bom nome da sua escola.
Se a escola fizer sua parte na educação já estará a meio caminho de ter uma boa reputação. Porém, se souber fazer isso e ainda por cima realizar uma boa divulgação o sucesso é garantido!
5 – “E o que mais? Quais são seus diferenciais?”
Ok, sua escola tem projeto de educação, uma excelente infraestrutura de ensino, lazer e socialização, é bem localizada/segura, tem um grande nome no mercado e…
O que mais? O que a diferencia de outras que também atendem a esses requisitos?
Como ela trata questões delicadas como inclusão, diversidade, preconceito, religião, enfim, de que forma a escola aborda esses temas? Ou ainda, existem feiras, eventos científicos e culturais? E o esporte também tem algum projeto especial?
Não dá para ter 100% de certeza em todos os fatores que os pais valorizam na hora da matrícula dos filhos. Porém, responder bem a uma ou a várias dessas perguntas pode ser decisivo para vários deles. E é por isso que um bom projeto de educação é tão importante.
Esse projeto, bem definido, compartilhado e gerido, dará à sua escola chances muito maiores de ser a escolhida pelos pais.
Troque “preço” por “valores”.
Existem duas formas de abordar a questão da mensalidade: tratar como preço ou como valor. Como preço é significado de despesa, dos custos para manter tudo isso. Porém, como valor, é tratar de como tudo isso terá ganhos, impactos positivos para os alunos.
É claro que a escola precisa definir bem os valores financeiros para sustentar todo o seu sistema de educação. Isso significa saber precificar, estar atentos à realidade, ao contexto econômico do país e uma série de outras questões que não devem ser negligenciadas.
Mas o mais importante é saber como mostrar e provar isso, baseado em números, em resultados. Dessa forma, os pais verão que ainda que os custos do ensino sejam elevados os ganhos na educação e na vida dos alunos serão muito maiores.
Um dos fatores que os pais valorizam na hora da matrícula (o principal deles)
Você viu ao longo do post diversos pontos importantes a responder para garantir novas matrículas. É fundamental compreender cada um deles para valorizar sua escola.
Porém, o fundamental, o que brilha os olhos dos pais pode ser resumido como: o bem que essa escola fará ao meu filho.
E acredite, a chance de um futuro melhor e mais feliz não é só um dos fatores que os pais valorizam na hora da matrícula. É o mais importante entre todos eles.