(31) 3500-2990
(31) 3500-2990 | (11) 4673-0774
contato@educarebox.com

Acessibilidade nas escolas de ensino básico: como aplicar?

A acessibilidade nas escolas de ensino básico é fundamental para garantir maior inclusão dos alunos portadores de alguma deficiência.

Desde mudanças nos espaços físicos até no comportamento do corpo docente, a adaptação da escola envolve algumas etapas e esforços de todos os envolvidos.

Caso sua instituição ainda não seja 100% inclusiva, continue lendo esse artigo! Descubra como melhorar a acessibilidade nas escolas de ensino básico e proporcionar mais bem-estar a esses estudantes.

Boa leitura!

O que dizem as leis de acessibilidade?

A acessibilidade dos espaços é garantida pela Lei nº 10.098/00, que estabelece as normas gerais e critérios básicos para adaptação dos espaços para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

As normas dessa legislação impactam tanto as vias e espaços públicos, como a construção e reforma de edifícios (inclusive, os privados) e os meios de transporte ou comunicação.

Além dessa lei, a legislação também possui o Estatuto da Pessoa com Deficiência — a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência — destinado a promover e assegurar as condições de igualdade, exercício dos direitos e liberdade das pessoas com deficiência.

Com isso, o texto legal apresenta os principais direitos dessas pessoas, como:

  • Atendimento preferencial;
  • Direito à participação na vida pública e política;
  • Direito à moradia digna;
  • Direito à educação;
  • Direito à habilitação e à reabilitação;
  • Entre outros.

Benefícios da acessibilidade nas escolas de ensino básico

A legislação brasileira assegura para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a acessibilidade em inúmeros espaços, inclusive, nas escolas de ensino infantil.

Dessa forma, crianças portadoras de alguma deficiência poderão se inserir nesse espaço, iniciando desde os primeiros anos sua formação acadêmica e até mesmo social.

Afinal, o pequeno estará em contato direto com outras crianças, podendo formar laços de amizade para a vida toda.

Além de permitir o acesso das crianças com deficiência, a acessibilidade nas escolas de ensino básico também proporciona esses benefícios:

Bem-estar físico e mental

A falta de acessibilidade nas escolas de ensino básico não apenas impossibilita a locomoção e vivência do aluno, como reduz o seu bem-estar naquele espaço — tanto físico como mental. 

Afinal, imagine precisar enfrentar os mesmos problemas todos os dias, enquanto seus coleguinhas aproveitam normalmente o espaço? Com certeza, a criança ficaria frustrada.

Além de impactar no bem-estar do aluno com deficiência, a acessibilidade nas escolas de ensino básico também melhora a qualidade dos outros estudantes e dos pais da própria criança, que estarão tranquilos em saber que seu filho está sendo bem tratado e cuidado.

Formação de qualidade

Os obstáculos na educação de uma criança são um grande problema, pois esses alunos não possuem ainda a capacidade e maturidade de buscar estratégias para solucioná-los. Inclusive, essas dificuldades no início da formação podem impactar todo o processo de aprendizagem.

Então, cabe ao professor se adaptar ao aluno com deficiência, em vez de esperar o contrário.

O mesmo acontece com os relacionamentos: dificilmente os pequenos vão insistir muito em formar amizades com crianças que não queiram — ou simplesmente não consigam se comunicar com ele. Assim, sem a acessibilidade nas escolas de ensino básico, a chance é que as crianças com deficiência fiquem isoladas das demais.

Facilita a participação do aluno

A participação social da pessoa com deficiência é fundamental, pois ajuda a abrir espaço para mais inclusão na sociedade em geral. E essa capacidade de participação é desenvolvida desde os primeiros anos, nas escolas de ensino básico.

Afinal, os alunos poderão aprender como conviver em sociedade, mesmo com suas limitações. Sem falar que a própria formação acadêmica possibilita uma participação mais ativa dessas pessoas, inclusive, ocupando cargos públicos e políticos.

Integração entre alunos, pais e professores

Ao incluir uma criança com deficiência em uma sala de aula, os demais alunos aprendem sobre a importância da acessibilidade desde cedo, assim como princípios básicos de respeito e tolerância.

Com isso, todos os alunos conseguem se integrar. 

A acessibilidade nas escolas de ensino básico também permite a integração entre o aluno e seus professores. Além disso, a escola consegue estreitar os laços com os pais do estudante.

Como implementar a acessibilidade nas escolas de ensino básico?

Descubra abaixo as principais mudanças que sua instituição deve fazer para melhorar a acessibilidade nas escolas de ensino básico!

Planeje a acessibilidade arquitetônica

A acessibilidade dos espaços físicos da escola é fundamental para facilitar a mobilidade dos alunos com deficiência física. Desde as rampas até a ampliação de portas, o importante é adaptar esses espaços para as necessidades do estudante.

Inclusive, todos os ambientes da escola devem ser incluídos no projeto, como os pátios, salas de aula, corredores, banheiros e até mesmo estacionamento. 

Lembre-se que o importante é garantir um bem-estar do início até o final do dia.

Exemplos de adaptações físicas:

  • A área de circulação nas salas deve permitir rotação de 360º;
  • As devem possuir uma largura mínima de 80 cm e altura de 2,10 m;
  • As lousas devem ser instaladas a 90 cm do chão;
  • 1% das carteiras devem ser especiais para cadeirantes, com 73 cm de altura.

Utilize equipamentos adaptados

As escolas devem facilitar a participação dos estudantes com deficiência em todas as atividades, inclusive, de lazer e esporte. Para isso, é preciso possuir equipamentos adaptados!

Além disso, os professores devem buscar formas de adaptar as próprias atividades, permitindo que os alunos participem normalmente do momento de diversão, sem se sentir excluídos.

Faça adaptações pontuais

Ainda que existam manuais e normas sobre as adaptações mais adequadas (e obrigatórias), a melhor forma de proporcionar uma excelente acessibilidade nas escolas de ensino básico é descobrindo na prática as necessidades dos alunos.

Com isso, sua instituição será capaz de adaptar o ambiente à realidade do estudante, proporcionando ainda mais conforto.

Mude comportamentos e atitudes

A acessibilidade nas escolas de ensino básico não impacta somente as estruturas físicas do ambiente escolar. Também é preciso mudar os comportamentos das pessoas, sobretudo os professores e funcionários.

Desde pequenas atitudes — como sentar ao falar com um cadeirante — até mudanças nas atividades passadas aos alunos, todas essas ações ajudam a melhorar a acessibilidade da escola e o bem-estar da criança.

Nesse caso, é ideal treinar os professores e promover reuniões periódicas.

Procure ajuda de profissionais

Mesmo nos primeiros anos, a escola pode apresentar alguns desafios, sobretudo para alunos portadores de alguma deficiência. Diante disso, possuir um acompanhamento psicopedagógico será fundamental para ajudá-lo a enfrentar essas etapas.

Então, contrate um psicólogo especializado — em neuropsicologia ou em transtornos de desenvolvimento, por exemplo — e proporcione aos estudantes um apoio sempre que necessário e aos professores um suporte técnico durante as suas abordagens.

Implemente ferramentas tecnológicas 

A tecnologia é a principal aliada das instituições educacionais, principalmente quando estamos falando sobre acessibilidade nas escolas de ensino básico!

Afinal, assim como as ferramentas tecnológicas conseguem suprir necessidades administrativas das escolas — como as agendas digitais — elas também são capazes de proporcionar mais conforto aos alunos com deficiência. 

E até mesmo incentivar a interação entre todos os estudantes!

Por isso, procure por ferramentas educacionais que ajudem a melhorar o ensino da sua escola e facilitar o acesso ao conhecimento.

Conclusão

Garantir a acessibilidade nas escolas de ensino básico é o primeiro passo para aumentar a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Por isso, comece a colocar em prática na sua instituição todas as dicas apresentadas acima!

Contribua para inserção das pessoas com deficiência no meio social desde as primeiras idade e melhore a vida de vários alunos.

Gostou do artigo? Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes para iniciar um chat ou envie um email para contato@educarebox.com

× Fale conosco