(31) 3500-2990
(31) 3500-2990 | (11) 4673-0774
contato@educarebox.com

Equipe escolar: saiba as principais funções dos colaboradores

A equipe escolar é a base de toda instituição de ensino.

Responsáveis pelas atividades administrativas, financeiras e pedagógicas, os integrantes dessa equipe exercem, cada um, papéis fundamentais para o desenvolvimento dos alunos.

Contudo, para alcançar bons resultados é fundamental que seu time possua todos os profissionais necessários, exercendo suas funções com excelência e qualidade.

Continue lendo para saber mais!

equipe escolar: carteiras na sala de aula

Quais profissionais devem compor uma equipe escolar?

Conheça os integrantes que não podem faltar em sua equipe escolar!

Diretor

O diretor é um dos membros da equipe escolar mais importantes, pois é responsável por administrar a instituição de ensino, empenhando seus esforços para oferecer aos estudantes uma educação de alta qualidade.

Para isso, o profissional não apenas deve investir em materiais didáticos de referência e metodologias eficientes, como também em professores qualificados, infraestrutura e diferenciais que impactam positivamente na educação.

O diretor escolar também orienta o trabalho dos demais profissionais da equipe escolar, supervisiona a criação e aplicação do Projeto Político-Pedagógico, contribui para organização de eventos e atividades escolares.

Além disso, o profissional pode ficar responsável pela administração financeira da instituição.

Vice-diretor

Como você pode perceber acima, o diretor escolar assume uma grande quantidade de tarefas em uma instituição, sendo que todas devem ser executadas com o máximo de eficiência.

No caso das escolas de pequeno porte, assumir todas essas responsabilidades pode até ser possível — ainda que complicado.

Contudo, quando inserimos esse profissional em uma instituição de grande porte, com várias turmas, alunos e professores, notamos rapidamente que o diretor precisará de ajuda para cumprir esse montante de funções.

Nesse momento, entra o vice-diretor.

Afinal, esse integrante da equipe escolar age como braço-direito do diretor, auxiliando-o nas funções administrativas e pedagógicas.

Inclusive, o vice-diretor pode tomar decisões importantes no lugar do seu superior, desde que a tarefa tenha sido delegada — essa organização dependerá da própria instituição.

Coordenadores pedagógicos

O coordenador pedagógico atua como uma peça intermediária entre os diretores e professores, acompanhando a aplicação do Projeto Político-Pedagógico.

Além disso, o profissional deve identificar ao longo do ano ou semestre os pontos fracos e fortes do plano, metodologia de ensino e até mesmo dos professores — propondo estratégias que visem melhorar ou explorar mais cada característica.

E claro: o coordenador pedagógico trabalha diretamente com os estudantes e pais, acompanhando o desenvolvimento dos alunos, promovendo reuniões de pais e demais encontros necessários.

Orientador educacional

Assim como o vice-diretor, o orientador educacional não faz parte de todas as equipes educacionais, mas desempenha um papel importante nas instituições que decidem adicionar esse integrante ao time. 

Afinal, o orientador é capaz de mediar a relação entre os professores, alunos e pais, ajudando não apenas a manter um bom relacionamento entre todos, como também contribuindo para o desenvolvimento do estudante. 

O orientador pode estar presente nas reuniões de pais e encontros individuais, assim como estar disponível aos alunos quando for necessário.

Seu papel será de suporte para todas essas peças, permitindo que a base educacional se fortaleça e continue a crescer.

Professores

Por fim, temos os responsáveis diretos pela educação dos alunos: os professores.

Esses profissionais não apenas devem ministrar os conteúdos programados pelo Projeto Político-Pedagógico, como também oferecer ferramentas para desenvolver a educação dos alunos.

Ou seja, promover diálogos em classe, realizar atividades criativas, seminários e — sempre que for possível — visitas técnicas relacionadas aos assuntos que estão sendo ensinados em sala.

O importante é despertar o interesse do aluno para os estudos, estimulando a busca pelo conhecimento e contribuindo ainda mais para seu desenvolvimento escolar.

Dicas de como montar uma equipe escolar eficiente

Cada integrante da equipe escolar possui um papel fundamental na construção da instituição de ensino e na educação dos seus estudantes.

Contudo, para alcançar resultados eficientes, é fundamental montar um time de alta eficiência e qualidade! Com as dicas abaixo, isso será possível:

Valorize talentos e habilidades

Além da formação profissional, temos certeza que cada integrante da sua equipe escolar possui um talento ou habilidade — que poderia estar sendo melhor explorada por sua instituição.

Por exemplo, imagine que o vice-diretor seja excelente com cálculos. Nesse caso, o diretor pode delegar a administração financeira para o colega, ainda que fique responsável por fiscalizar a tarefa.

Com isso, a atividade não apenas será feita com menos erros e maior agilidade, como o diretor poderá dispor desses esforços para outras funções.

Então, como superior, você deve ficar atento às habilidades extras dos demais integrantes da equipe escolar e buscar incentivar o uso desses talentos sempre que possível.

Quem sabe um super talento não é descoberto?

Promova a integração dos profissionais

Uma instituição de ensino deve atuar como um órgão, ou seja, suas atividades e colaboradores devem trabalhar em conjunto em prol do objetivo final: a educação dos alunos.

Portanto, promova a integração dos profissionais da sua equipe escolar, realizando:

  • Reuniões;
  • Dinâmicas em grupos;
  • Treinamentos;
  • Eventos.

Além disso, incentive o diálogo entre os profissionais, oferecendo ambientes confortáveis de descanso e horários vagos.

Dessa forma, eles poderão desenvolver trabalhos em conjunto — como atividades interdisciplinares — e compartilhar ideias e experiências!

Estabeleça objetivos claros e possíveis

Ao estabelecer objetivos para sua instituição, você orienta o trabalho dos colaboradores, que passarão a direcionar suas atividades para determinada meta.

Contudo, para garantir maior eficiência com essa estratégia, é fundamental estabelecer objetivos que sejam claros e possíveis de serem atingidos.

Essas características ajudam a facilitar o cumprimento das metas e também evitam que os colaboradores se sintam desmotivados durante o processo. 

Por exemplo, ao invés de determinar que a instituição deve “aumentar o número de alunos no próximo ano”, defina que “o número de alunos deverá ser 20% maior no próximo ano”.

Mesmo sendo uma pequena diferença, ajudará os colaboradores a definirem quais atividades deverão aplicar — e mostrará aos profissionais que esse objetivo não é tão complicado de ser alcançado.

Estimule a confiança entre os integrantes

A confiança é a base de toda instituição, pois facilita a solução de problemas e melhora a relação entre os membros da equipe escolar.

Promover a transparência e oferecer feedbacks constantes é uma excelente forma de estimular essa confiança entre superiores e subordinados.

Além disso, a dica de integrar os profissionais também pode ajudar a melhorar essa característica, dado que eles vão se conhecer melhor e estabelecer (na maioria das vezes) esse laço naturalmente.

Invista na capacitação dos profissionais

Além de explorar os talentos dos seus colaboradores, o diretor deve incentivar o aprimoramento ou desenvolvimento de novas habilidades.

Para isso, é necessário investir em capacitações, como:

  • Cursos digitais;
  • Treinamentos em grupos;
  • Materiais didáticos.

Melhorar seu time é o primeiro passo para otimizar a qualidade do ensino da instituição e, consequentemente, a educação dos estudantes que passam por suas salas de aula.

A Educarebox também pode fazer parte da sua equipe escolar!

A Educarebox é uma ferramenta completa para sua instituição de ensino!

Oferecemos serviços de agenda digital, secretária digital e financeiro, que vão ajudar os integrantes da equipe escolar a desenvolverem suas atividades com maior agilidade e eficiência.

Além disso, com a Educarebox os coordenadores e professores poderão acompanhar o desempenho de cada aluno, através da análise dos dados registrados no sistema.

Como resultado, o trabalho dos profissionais não é apenas reduzido, como também a performance dos alunos é melhorada!

Adicione em sua equipe escolar a Educarebox: teste agora mesmo a nossa ferramenta!

Gostou do artigo? Leia também:

Um comentário

  1. Anônimo disse:

    A escola é compostas por diversos profissionais que contribuem para o bom funcionamento do ensino. Porém, muitos são ignorados. O porteiro, o pessoal da limpeza, da merenda, auxiliares que atuam no dia – a -dia para garantir a organização do estabelecimento de ensino e que são invisiveis. Imagine a escola sem eles e verá seu volor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes para iniciar um chat ou envie um email para contato@educarebox.com

× Fale conosco